“Vi tudo derrubado” Em vídeo Ana Hickmann divulga e expõe o susto que tomou ao chegar em sua mansão
Na manhã desta sexta-feira (19), Ana Hickmann relatou ter levado um susto em sua mansão localizada em Itu São Paulo. Uma árvore caiu devido aos ventos que atingiram a área.
“Bom dia a todos, tenho uma coisa para mostrar para vocês, ontem à noite quando cheguei, quase 23h, fiquei em choque… Choveu muito ontem em Itu, fui pega pela chuva na estrada, tive um estrago enorme. uma enorme tempestade… Nunca passei por isso, é o maior medo que senti na minha vida”,
Então ela mostrou a árvore caída. “Olha só, porque a tempestade passou por aqui, uma das minhas tamareiras torceu e finalmente quebrou completamente e quase caiu em cima da casa. Foi por pouco… Eram três tamareiras no total.” Bem aqui, uma delas, mais acima… eventualmente racha, torce e desmorona. Fiquei com medo quando cheguei e vi tudo desabar. Essa coisa desabou na minha frente. Aí a energia acabou… Não sei como vamos tirar isso aqui hoje, vai dar um trabalho danado.
Mas já estou agradecendo a Deus por não ter caído em cima da estrutura da casa e por essas pessoinhas [cachorros] aqui estarem dentro da cozinha escondidas na hora do vendaval”, completou.
A cidade de São Paulo emitiu alerta para chuvas fortes e rajadas de vento acompanhadas de granizo na sexta-feira. O alerta é do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.
A manhã de sexta-feira será ensolarada, com temperaturas subindo entre 23°C e 31°C. A chuva começará à tarde, inicialmente isolada.
Chuva em São Paulo:
A Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte, que deve ocorrer em todo o estado de São Paulo entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, principalmente na região metropolitana da capital, Vale do Paraíba e litoral paulista.
Na grande São Paulo e Campinas, a precipitação acumulada em três dias pode chegar a 150 milímetros. No Litoral Norte e Vale do Paraíba, são esperadas até 180 milímetros de chuva. Na Baixada Santista pode chegar a 200 mm
Nas regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, as chuvas devem chegar aos 130 mm. Para as regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de até 70 mm. Em áreas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, 60 mm são esperados durante este período, a Defesa Civil também orientou que fosse dada mais atenção às zonas urbanas mais vulneráveis. “Devido ao acúmulo de água no solo, haverá risco de deslizamentos de terra, alagamentos e eventos relacionados a descargas elétricas e ventos fortes”, informou.
Orientações da Defesa Civil durante os temporais
Evite áreas arborizadas devido ao risco de queda de árvores;
Se ocorrer a queda de um raio, abrigue-se dentro de um edifício;
Durante uma tempestade, procure abrigo seguro longe de janelas, vidros e objetos pontiagudos, e desista de atividades que utilizem andaimes e ferragens metálicas;
Ao dirigir, evite dirigir próximo a linhas de energia, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis;
Se você mora em uma área montanhosa, fique atento a sinais de movimento do solo. Antes que ocorra um grande deslizamento de terra, fique atento a rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, colunas e árvores inclinadas e água lamacenta escorrendo pelas montanhas. Caso observe algum destes sinais, deverá abandonar imediatamente o local;
Caso um fio energizado caia sobre o veículo, permaneça dentro do automóvel e ligue para o serviço de emergência (193 para o Corpo de Bombeiros ou 199 para a Defesa Civil). Se o carro começar a pegar fogo, abandone-o, mas existe um modo correto de sair: não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo, até pelo menos 10 metros do local da queda do fio.