Querida atriz e cantora de sucesso no Brasil tem morte confirmada e notícia deixa fãs de coração partido
Nesta manhã de segunda-feira (24/07), o público que acompanhou a trajetória de uma querida cantora brasileira recebeu com profunda tristeza a notícia de seu falecimento. Leny Andrade, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, nos deixou, e os fãs lamentam essa perda.
A notícia sobre a partida da artista foi divulgada através de seu perfil oficial no Instagram, onde ela compartilhava seus maravilhosos trabalhos. Com mais de dez mil seguidores na rede social, apenas um breve comunicado emitido por sua assessoria informou sobre o óbito.
Morre a cantora Leny Andrade
No perfil de Leny Andrade, a mensagem transmitia: “A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, partiu para improvisar no palco eterno. Leny faleceu nesta manhã, cercada de muito amor. Sua voz será eterna!”. O comunicado também informava que os detalhes sobre o velório da cantora seriam divulgados em breve.
Público lamenta morte de Leny Andrade
Após a notícia do falecimento, vários internautas que acompanhavam o perfil expressaram suas condolências através de mensagens lamentando a partida de Leny Andrade. “Que perda”, disse um. “Que tristeza”, completou outro. A cantora estava internada há alguns dias devido ao agravamento de sua pneumonia, e em junho, precisou ser intubada devido à doença.
No último fim de semana, seu estado de saúde piorou, e ela veio a falecer nesta manhã. A famosa, de 80 anos, estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Desde 2018, ela residia no Retiro dos Artistas.
Morre Doris Monteiro, cantora que antecipou a bossa nova, aos 88 anos
Na madrugada desta segunda-feira, 24, faleceu a cantora e atriz Doris Monteiro, aos 88 anos. A notícia foi confirmada através de um comunicado publicado em seu perfil no Instagram, e também pelo seu produtor.
Doris nos deixou de causas naturais, em sua casa, no Rio de Janeiro. Coincidentemente, no mesmo dia, outra cantora associada à bossa nova, Leny Andrade, também faleceu.
Doris iniciou sua carreira profissional bem antes do sucesso da bossa nova, lançando em 1951, aos 16 anos, um compacto pela gravadora Todamérica, com duas músicas. Embora as gravações não tenham sido muito bem recebidas pela crítica, uma das músicas, a canção “Se Você Se Importasse”, tornou-se um grande sucesso e impulsionou a carreira de Doris.
Doris Monteiro, com sua voz suave, diferenciada das impostações e vibratos típicos da época, destacou-se ao interpretar sambas-canção românticos na fase pré-bossa-nova. Seu canto contribuiu para a criação da moderna música brasileira, impulsionada pelas inovações rítmicas de artistas como João Gilberto, João Donato, Tom Jobim e Johnny Alf.
Em 1958, ela emplacou outro sucesso, o samba-canção “Dó-Ré-Mi”, composto por Fernando Cesar. Em 1964, lançou um álbum com seu nome no título, abraçando a bossa nova com músicas como “Samba de Verão”, de Marcos e Paulo Sérgio Valle, e “Sambou Sambou”, de João Donato.
Em 1969, Doris gravou o samba “Mudando de Conversa”, de Herminio Bello de Carvalho e Maurício de Tapajós, que se tornaria um de seus grandes sucessos na carreira.
Na década de 1970, Doris gravou discos que atualmente são reverenciados pelos fãs da música brasileira, o que a tornou associada ao estilo chamado de sambalanço. Esse gênero musical incorpora instrumentos de sopro para enfatizar o ritmo e possui influências caribenhas. As músicas “Coqueiro Verde”, “Garota do Pasquim” e “A Feira”, presentes no disco que a cantora lançou em 1970, são exemplos notáveis desse estilo.