Febre Maculosa: namorada de piloto foi vítima da doença; o que é, e quais são sintomas
No dia 8 de junho, ocorreu uma tragédia envolvendo o falecimento de Douglas Costa, um piloto de 42 anos, e sua namorada, Mariana Giordan, uma dentista de 36 anos.
Ambos apresentaram sintomas como febre, dor e erupções cutâneas vermelhas três dias antes do trágico acontecimento. Esses sintomas surgiram após uma viagem que realizaram pelas regiões do interior de São Paulo e Minas Gerais.
Nesta segunda-feira (12), o Instituto Adolfo Lutz confirmou oficialmente que a dentista Mariana faleceu devido à febre maculosa. Essa doença estava entre as possíveis causas das mortes, juntamente com dengue e leptospirose.
Ambos manifestaram sintomas como febre, dor e erupções cutâneas vermelhas três dias antes do trágico evento. Esses sintomas surgiram após uma viagem que realizaram pelas regiões do interior de São Paulo e Minas Gerais.
No dia 12 de junho, o Instituto Adolfo Lutz oficialmente divulgou que a dentista Mariana faleceu devido à infecção por febre maculosa. Essa doença estava entre as possíveis causas das mortes, juntamente com dengue e leptospirose.
A análise da amostra de Douglas ainda estava em andamento e não havia sido concluída. Antes de manifestarem os sintomas, o casal havia realizado visitas a duas regiões rurais, uma em Campinas, interior de São Paulo, e outra em Monte Verde, interior de Minas Gerais.
O piloto foi internado em uma unidade de saúde na cidade de Jundiaí, em São Paulo, enquanto a dentista foi levada para um hospital na capital paulista. Apesar dos esforços das equipes médicas que os atenderam, o casal faleceu no mesmo dia com poucas horas de diferença.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de um tipo específico de carrapato. Essa doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa por meio do contato. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças que causam febre alta.
Para ocorrer a transmissão da doença, é necessário que o carrapato infectado permaneça fixado na pele das pessoas por, pelo menos, quatro horas. Os carrapatos mais jovens e de tamanho reduzido são os mais perigosos, pois são mais difíceis de serem detectados.
Os sintomas da febre maculosa incluem:
- Febre alta
- Dor no corpo
- Dor de cabeça
- Falta de apetite
- Fadiga
- Manchas vermelhas que surgem por todo o corpo