Geral

Faustão é internado às pressas, em São Paulo, e deve ser submetido a novo transplante

Nesta última segunda-feira (26), o renomado apresentador Fausto Silva, 73 anos, passou mal e precisou ser internado às pressas, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A informação foi à princípio compartilhada pela Alpha FM, mesma rádio que adiantou a primeira internação do veterano. De acordo com informações repassada pela emissora, o ex-comandante do programa “Domingão do Faustão”, deverá ser submetido a um novo transplante, no entanto, agora para receber um rim.

O ex-contratado da emissora Globo vem se submetendo, desde a segunda semana setembro do ano passado, a sessões de hemodiálise, cerca de três vezes por semana, para remover líquido do organismo.

Todavia, o órgão deu sinais de agravamento devido aos problemas de insuficiência cardíaca. Vale lembrar que o comunicador recebeu um novo coração no final de agosto do ano passado, após permanecer por quase um mês internado para tratar uma insuficiência cardíaca.

Com o quadro de saúde bastante debilitado já naquele momento, o comunicador teve prioridade na fila de transplante do Sistema Único de Saúde (SUS) e logo recebeu um novo coração. Coisa essa que deu muito o que falar na oportunidade.

Nos meses que se sucederam ao transplante, o comunicador foi submetido a várias análises clínicas para avaliar a adaptação do novo órgão pelo organismo e verificar possibilidade de rejeição, que devem ser constantemente monitorados.

Entenda por que Faustão recebeu coração poucos dias após entrar na fila

O apresentador Fausto Silva recebeu um novo coração neste domingo (27). O veterano encontrava-se hospitalizado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise, na espera por um transplante de coração. O quadro clínico do apresentador o colocava como prioridade na fila de transplantes, o que se comprovou com a rapidez da chegada do novo órgão. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de duas horas e meia.

Um boletim médico compartilhado pelo hospital informou que a cirurgia foi realizada com sucesso. O ex-funcionário da emissora Globo permanece na UTI, “pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.

Ainda em nota, o hospital informou que foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, quando deram inicio a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B.

Como funciona a fila
O veterano encontrava-se na fila única de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Prognósticos,indicavam que o apresentador poderia ter de esperar de 12 a 18 meses por um coração. No entanto, em função de seu quadro clínico, Fauso Silva acabou tendo prioridade na fila.

Conforme com o manual do paciente de transplante de coração realizado pela Secretaria da Saúde de São Paulo, para um paciente ser colocado como preferencial na lista de distribuição de órgãos é levado em consideração a “gravidade do quadro clínico em que se encontra o paciente e segue critérios bem estabelecidos e predeterminados pelo Ministério da Saúde.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *